Em linhas gerais, podemos organizar o estudo da teoria da arquitetura clássica a partir dos escritos de Vitrúvio no séc. I a.C., com um grande intervalo durante a Idade Média e recomeçando a partir do Renascimento Italiano no séc. XV. Além dos teóricos italianos, também franceses, ingleses, alemães, holandeses, entre outros, teorizaram sobre a arquitetura clássica durante seus respectivos Renascimentos até o Movimento Moderno do séc. XX.
Nesta página pretendemos te colocar a par das principais linhas de pesquisa destes teóricos além de investigar aspectos relevantes e mais pontuais da gramática da arquitetura clássica.
Desenvolvemos um conteúdo em diferentes níveis, atendendo as expectativas de estudantes, profissionais da área e interessados de modo geral.
Para saber mais veja: Introdução aos Fundamentos da Arquitetura Clássica e Introdução às Ordens Clássicas

Lista dos Teóricos Renascentistas

Classificação das Colunas Quanto ao Posicionamento

O Tema Templo Grego


Identificando as Ordens Clássicas

O esquema abaixo é um compilado de várias reconstituições de diferentes teóricos, determinando um modelo fundamental de cada ordem em seu estágio de pleno desenvolvimento. Deve ser tratado como um guia e esperamos que lhe ajude a identificá-las com maior facilidade. Também pode ser um ponto de partida para você se aprofundar no assunto e iniciar a sua própria pesquisa.

Infografico das ordens clássicas


O Tema Aqueduto Romano

Basílicas A Bifurcação de Caminhos

O Tema Arco do Triunfo

a Ordem Colossal

Êntase

A Descoberta do Escorço

Próxima Página