O Coliseu Romano

postado em: Antiguidade Clássica | 0

Games Mais Vendidos
E-Books Mais Vendidos

Não perca mais nenhum post!


Sabemos muitas coisas sobre o Coliseu e muitos de nós já tiveram a oportunidade de visitá-lo. Mesmo em ruínas é uma estrutura que ainda impressiona. Mas o que considero realmente fantástico é como estes projetos se mantiveram durante tanto tempo, passando por guerras, saques, invasões, terremotos, etc… Curiosamente a arena não é uma herança grega e pouco sabemos sobre a origem deste tipo de estrutura destinada a fins tão sangrentos. Vitruvio também não nos deixa muitas pistas, de modo que talvez tenha derivado dos antigos fóruns ou buscado inspiração nos teatros.

Por dentro do Coliseu. O emaranhado de corredores e câmaras existentes por baixo da área da arena.

google-maps-icone-baixaAs arenas apareceram em Roma durante o I século a.C. Sendo que a  Arena de Pompéia está entre as primeiras construídas. Durante tantos séculos de domínio muitas outras se ergueram, mas sem dúvida, a *Arena Flaviana é a mais famosa do mundo.

Foi encomendada por *Vespasiano, Imperador que reinou de 69 a 79 d.C. e fundou a dinastia Flaviana, uma dinastia curta, finda em 96 d.C. com a morte de seu filho Domiciano. Foi um período muito breve na história da Roma Imperial, mas extremamente importante. Vespasiano assumiu o poder em um momento muito privilegiado, no auge da Pax Romana (27a.C. a 180 d.C.) e também pós dinastia Julio-Claudiana, com representantes como Calígula e Nero, que não foram propriamente exemplos de conduta e compaixão para o povo. A Dinastia Julio-Claudiana também carrega as reminiscências da arquitetura republicana e os traços mais conservadores herdados do classicismo grego.

O coliseu hoje. Mesmo em ruínas é impossível ficar indiferente a ele. Suas dimensões são 187 x 155m.
O Coliseu hoje. Mesmo em ruínas é impossível ficar indiferente a ele. Suas dimensões são 187 x 155m. E chegou a sustentar quatro pavimentos.

Já com o governo dos Flavios tudo mudou, à luz de uma nova linhagem, Vespasiano empreende com grande astúcia seu marco como governante iniciando o projeto de uma arena como nunca antes vista, construída em terras da Domus Aurea, palácio construído por Nero*.

O estilo sóbrio e limpo herdado dos gregos passa por uma nova experimentação, a ordem agora é impressionar e Vespasiano embala uma onda construtiva que estabelece novos padrões. A arquitetura se torna mais ornamentada e novas experiências são postas em prática, como a ordem compósita, por exemplo, mesmo que ainda de forma embrionária, surge durante a dinastia Flaviana e faz uma aparição no Coliseu. Mas mais importante ainda é o avanço estrutural proposto, e o Coliseu é a maior prova disto. Não foi um projeto que tenha privilegiado tanto a ornamentação, mas foi um salto para arquitetura em termos estruturais. Vespasiano explorou o arco e o concreto como nunca antes.

Nas entranhas do Coliseu. As dimensões somente da arena são 87,50 x 54,50m. Um elaborado sistema de câmaras e corredores subterrâneos hoje a vista para aguçar nossa imaginação.
Nas entranhas do Coliseu. As dimensões somente da arena são 87,50 x 54,50m. Um elaborado sistema de câmaras e corredores subterrâneos hoje a vista para aguçar nossa imaginação.

Outro ponto que torna o projeto tão brilhante é sua simplicidade, uma arquitetura modular, arco e ordens em uma composição perfeita, o arco assumindo a função estrutural e as ordens passando para o lado estético, combinados de forma muito bem resolvida permitindo a repetição. Já a forma elíptica trava a estrutura como um todo.  A modulação seria muito explorada pelos romanos, os aquedutos são outro exemplo de grande êxito. Além disso, também não podemos esquecer de mencionar as abóbadas, responsáveis pela sustentação dos vastos corredores internos. Todos elementos arquitetônicos aperfeiçoados pelos romanos.

Bem, o Coliseu é entregue ao povo de Roma por Domiciano em *85 d.C. e posteriormente sofre novas intervenções. O estilo empreendido pelos Flavios ficou conhecido como Estilo Flaviano e é de extrema importância para o estudo da arquitetura romana.

A estrutura nua nos expõe ainda mais a modulação.
Enquanto a estrutura está à vista a ornamentação se foi, infelizmente o Coliseu passou por maus bocados, tendo sido mutilado durante o passar do tempo.
Encerrando com a espetacular iluminação noturna. Um pouquinho de Roma que deixamos com vocês.
Encerrando com a espetacular iluminação noturna. Um pouquinho de Roma que deixamos com vocês.
  1. *Ainda é possível visitar o local exato da Domus Áurea e a vista para o Coliseu é fantástica, mas infelizmente hoje é apenas um sítio arqueológico subterrâneo.
  2. *O Nome de Vespasiano:  TITVS FLAVIVS VESPASIANVS SABINVS, daí a origem do Termo “Dinastia Flaviana”, “Flavios”…
  3. * Vespasiano, reinou de 69 a 79 d.C., seguido por Tito Flávio de 79 a 81 d.C. e então por Domiciano, seu irmão, com reinado entre 81 a 96 d.C. Estes três Imperadores compõe a Dinastia Flaviana.
  4. * Construção do Coliseu 75 a 85 d.C. A data de construção varia. Muitas pesquisas cobsideram de 72 a 80 ou 82 d.C. Considerei a datação de D. S. Robertson, por ser um especialista na área e credibilidade de suas obras.