Estilo Louis XV

Não faltam referências do estilo no decor atual. Aqui temos cadeiras em estilo Louis XV. Revista AD – Artigo “ Toujours Paris” . Designer Jacques Garcia. Foto William Waldron. Local Paris, França.

O Estilo Louis XV é um estilo de mobiliário referenciado pelo reinado de Louis XV de Bourbon, o Bem-Amado, que governou entre 1722 e 1774.

É um dos estilos de mobiliário mais difundidos e está diretamente ligado ao estilo Rococó. Marca uma mudança arquitetônica significativa dos espaços e seu uso, promovendo considerável evolução no habitar que evoluirá para o atual.

No início do século XVIII, a França se encontrava mergulhada arquitetonicamente em um barroco de fundo classicista que materializava o reinado absolutista de Louis XIV.  Com o início do reinado de Louis XV, seu neto, em 1722*, houve uma transformação de valores artísticos e culturais que empreenderam grande desenvolvimento à França, abrindo novos caminhos.

Logo que assumiu o poder seu interesse pelas artes passou a moldar seu reinado marcado por tempos de transformações sociais intensas. A valorização do indivíduo, do conforto, as artes. Todos estes aspectos transformaram a classe de artesãos até então anônima e subjugada em artistas respeitados cujas criações eram cobiçadas e encorajadas pela própria monarquia.

Louis XV nunca demonstrou grande afeição pela política ou economia, mas elevou as artes a um novo patamar. Promoveu grandes exposições chamadas Salons, (nome proveniente do local onde eram expostas, o Salon Carré do Louvre), onde grandes nomes da época podiam expor suas obras expressando novas tendências.


Principais características do estilo Louis XV:

Formas arredondas rocaille

Pé cabriole

Chinoiserie na tapeçaria e pintura da marcenaria


Também promoveu o Salon des Refusés, no Palácio Dauphine, dedicado a novos talentos. Concedia bolsas de estudo para jovens artistas na Academia Francesa, instalada no Palazzo Mancini, em Roma, da qual ele próprio era diretor. Além disso, supervisionava pessoalmente a decoração dos aposentos do Palácio de Versailles, seu lar, tornando-o extremamente moderno para a época.

Madame de Pompadour*, figura importante da corte de Louis XV, dividiu com ele a paixão pela arte e bom gosto. Sua contribuição não ficou por menos. Influente e respeitada, extremamente culta e com um gosto impecável, Pompadour pôs sob sua proteção diversos artistas e artesãos de sua preferência, encomendando inúmeros móveis e peças de arte.

É em meio a este emaranhado artístico que o conceito de vida nos palácios muda totalmente. A valorização do humano é a palavra de ordem.  Conversas intimistas, conforto, divertimento, todos estes aspectos da vida na corte forçam uma reorganização considerável dos espaços que impacta diretamente o mobiliário.

Os retratos contam muito sobre cada período e os Franceses do século XVIII, particularmente, estão entre meus favoritos. A riqueza dos detalhes dizem mais do que mil palavras. Louis XV retratado por Hyacinthe Rigaud, óleo sobre tela, 1730, Palácio de Versailles.
Os retratos contam muito sobre cada período e os Franceses do século XVIII, particularmente, estão entre meus favoritos. A riqueza dos detalhes dizem mais do que mil palavras. Louis XV retratado por Hyacinthe Rigaud, óleo sobre tela, 1730, Palácio de Versailles.
Madame de Pompadour, uma personagem singular da história retratada por François Boucher, um dos principais nomes da pintura francesa e seu professor. Óleo sobre tela, 1756, Alte Pinakothek, Munique.

Quer saber mais sobre decor francês?

Clique aqui

e veja nossa dica de leitura

para este tema.


As curvas, elementos de grande importância no Barroco, passam a ditar o desenho artístico dentro de um novo conceito, o rocaille*. Orgânico e inspirado na natureza, o rocaille contrapõe a simetria do estilo Louis XIV, exibindo motivos sinuosos e espiralados de folhagens, flores e conchas.

O estilo Louis XV foi um dos estilos que mais se difundiu por toda a Europa servindo de inspiração para artistas de outros países. O Palácio de Versailles era o centro deste universo, a materialização de um novo lifestyle agitando a Idade Moderna.

A quantidade de móveis produzidos foi enorme e é neste momento que maioria das peças que usamos hoje são criadas. Esta liderança coloca o estilo Louis XV dentro de outros reinos, transformando o rocaille em vanguarda artística. Por isso temos tantos regionalismos deste estilo.

De forma mais detalhada podemos dizer que as transformações ocorridos durante o reinado de Louis XV foram um reflexo de mudanças muito mais profundas e em nível muito mais abrangente na Europa do séc. XVIII. A onda humanista iniciada a partir do Renascimento se fortaleceu, refletindo artisticamente. Os artesãos que consagraram o novo estilo iniciaram essa onda de transformações a partir do final do reinado de Louis XIV e antes mesmo do reinado de Louis XV terminar, novos acontecimentos determinariam o estilo seguinte, Louis XVI.

 

Estar em estilo Louis XV. Museu do Louvre, Paris.

Seguem algumas das principais peças desenvolvidas durante o Reinado dos “Louises” e que ganharam destaque com interpretações em estilo Louis XV:

  • Bureau plat – escrivaninha plana com gavetas
  • Secretaire – escrivaninha com porta deslizante
  • Bonheur du Jour – toucador
  • Cadeira A la Reine (meublante) – com encosto plano para encostar junto a parede
  • Cadeira en cabriolet (courante) – com encosto curvo para centro de sala
  • Bergère – poltrona estofada
  • Marquise – bergère para duas pessoas
  • Fauteuil de commodité – cadeira com braços vazados
  • Chaise longe
  • Duchesse Brisée – composição com chaise longe
  • Voyeuse – poltrona para jogos
  • Chaises de cabinet – cadeiras de escritório
  • Divan à confidente – divan com pequenas poltronas
  • Veilleuses – divans para frente da lareira
  • Commode à la régence – cômoda
  • Bas d’armoire – híbrido de cômoda e armário
  • Armoire – armário
Comp-PoltronasLouisXV
Da esquerda para a direita: Fauteuil: poltrona com braços vazados, mas normalmente com região de apoio estofada. Bergère: poltrona com braços estofados, normalmente mais encorpada. Tête-a-tête ou confidant: uma bergère para duas pessoas, também chamada de marquise. Aqui trouxe a versão poltrona chamada marquise à gondole, mais rara, somente para uma pessoa. Voyeuse: poltronas próprias para jogos. Se você encontrar em antiquários, aproveite e coloque em sua sala de jogos. A plataforma sobre o encosto é justamente para o apoio de observadores durante a jogatina. Todas em estilo Louis XV.

Ficou com vontade de conhecer Versailles? Então faça uma cotação aqui.

www.trivago.com.br


Não perca mais nenhum post!

*Seu e-mail está seguro. Não enviamos span, nem divulgamos nosso mailing de assinantes.


Louis XV 〈1710-74〉 foi coroado Rei da França e Navarra em 1722, depois de um período de Regência de sete anos onde seu Tio-Avô, Filipe II – Duque D’Orleans, reinou em seu lugar devido a sua pouca idade.

rocaille: veja Glossário

Madame de Pompadour: Jeanne-Antoinette Poisson, Marquesa de Pompadour, 1721 – 1764).