Aqueduto de Segóvia

postado em: Antiguidade Clássica | 0

Games Mais Vendidos
E-Books Mais Vendidos

De pé e ativo até o século XIX, o que você sabe sobre o aqueduto de Segóvia?

O aqueduto é uma estrutura que impressiona. Foi utilizado até o século XIX.
O aqueduto é uma estrutura que impressiona.

google-maps-icone-baixa

Sua arquitetura é tão imponente que muitos de nós já o vimos em fotos, posters ou na TV, pois é uma referência. Bem, para quem já visitou e viu de perto, vale relembrar um pouco da história, pra quem ainda não viu, aproveite e confira aqui com a gente.

O Aqueduto de Segóvia foi construído entre os séculos I e II d.C. e, ao que as pesquisas indicam, encomendado pelo imperador *Domiciano. Trazia água de 17 km de distância em meio às montanhas, porém o ponto mais interessante é a estrutura que se eleva já na entrada da cidade, hoje expandida muito além das muralhas antigas. São duas fileiras de arcos sobrepostos construídos em granito e elevando-se a quase trinta metros de altura.

Diferente de Pont du Gard, na França, os arcos possuem pés-direitos muito mais altos e próximos de modo a vencer o desnível do terreno. Também é uma obra que nos lembra da extensão dos domínios romanos, compreendendo a Península Ibérica. Foi utilizado como aqueduto até o século XIX, prova de que sua arquitetura foi capaz de vencer o tempo. E é um dos mais bem preservados juntamente com Pont du Gard, principalmente em se tratando de trechos tão elevados.

Vista do Trecho mais dramático do aqueduto, já dentro das muralhas da antiga cidade de Segóvia, Espanha.
Por este ângulo temos uma ótima visão da estrutura. Os arcos recebem blocos de pedra em forma de cunha que são travados no topo pelo último bloco colocado, a chave do arco. Observem também as impostas demarcando o início dos arcos. A primeira pedra a partir das impostas se chama saimel.
Por este ângulo temos uma ótima visão da estrutura. Os arcos recebem blocos de pedra em forma de cunha que são travados no topo pelo central, a chave do arco. Observe também as impostas demarcando o início de cada arco. A primeira pedra a partir das impostas se chama saimel.
Aqueduto de Segóvia, Espanha. Em sua parte mais elevada, já dentro da cidade.

*Domiciano reinou entre 81 a 96 d.C. É o último Imperador da Dinastia Flaviana.


Receba nossas atualizações por e-mail! E não se preocupe, também odiamos spam!