Nossa página Antiguidade Pré-Clássica tem como foco explorar o desenvolvimento arquitetônico de culturas ancestrais à grega e romana, determinando suas origens e influências.
Nossa linha do tempo coloca em evidência os Etruscos, ancestrais diretos dos romanos, mas também profundamente influenciados pelos gregos. Sua herança arquitetônica caracterizou diversos aspectos da arquitetura romana e devem ser explorados e compreendidos.

E em paralelo traçaremos um panorama das culturas Heládicas. Por culturas Heládicas considera-se as diversas culturas originárias do território hoje grego, datadas entre 3.100 a.C. e 1.100 a.C. e englobando com grande relevância para nós, as quatro etnias que formaram o povo Heleno ou Grego Antigo: Aqueus, EólicosJônios e Dórios.
Em meio a estes povos, alguns muito primitivos e sem tanta relevância arquitetônica estão outros muito significativos e desenvolvedores de arquitetura e urbanismo extremamente sofisticados, como os Minoicos e Micênicos.
Houve influência direta destes povos para com a arquitetura grega clássica? Onde suas origens se cruzam? Que comparativos podemos traçar entre sua arquitetura religiosa e a greco-romana? Todas estas serão perguntas que tentaremos responder.