Nossa página Antiguidade Pré-Clássica tem como foco explorar o desenvolvimento arquitetônico de culturas ancestrais à grega e romana, determinando suas origens e influências.
Nossa linha do tempo coloca em evidência os Etruscos, ancestrais diretos dos romanos, mas também profundamente influenciados pelos gregos. Sua herança arquitetônica caracterizou diversos aspectos da arquitetura romana que vamos explorar e tentar compreender.

E em paralelo traçaremos um panorama das culturas Heládicas. Por culturas Heládicas considera-se as diversas culturas originárias do território hoje grego, datadas entre 3.100 a.C. e 1.100 a.C. e englobando com grande relevância para nós, as quatro etnias que formaram o povo Heleno ou Grego Antigo: Aqueus, EólicosJônios e Dórios.
Em meio a estes povos, encontram-se aqueles desenvolvedores de arquitetura e urbanismo extremamente sofisticados, como os Minoicos e Micênicos.
Houve influência direta destes povos para com a arquitetura grega clássica? Onde suas origens se cruzam? Que comparativos podemos traçar entre sua arquitetura religiosa e a greco-romana? Investigaremos a resposta para todas estas perguntas. Boa leitura!


Não perca mais nenhum post!